Descontos e sobretaxas

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DescontoPode encontrar a funcionalidade de descontos e sobretaxas em Gestão>Mais opções>Descontos / Sobretaxas.

Se Descontos / Sobretaxas não for apresentado no menu, primeiro ajuste o nível de experiência do utilizador para Avançado, em Configurações > Mais opções > Nível de experiência do utilizador.

A funcionalidade de descontos e sobretaxas permite-lhe uma grande flexibilidade e personalização. O sistema permite-lhe ser criativo e combinar regras de desconto com uma ou várias condições. Tornámos a interface de utilizador tão fácil quanto possível, mas pode demorar algum tempo a acertar a sua configuração. Experimente e teste sempre a sua configuração com uma encomenda de teste.

A funcionalidade de descontos e sobretaxas é modular: pode activá-la quando necessário. Desactive o módulo quando não o estiver a utilizar.

Gestão de produtos
Descontos de produtos podem ser definidos aqui, como preço antigo, descontos por volume, etiquetas de produtos e preços separados por grupos de clientes.
Módulo de Descontos / Sobretaxas
Utilize este módulo para descontos e sobretaxas com base na encomenda completa.
Custos de pagamento e descontos
Os custos de pagamento (ou descontos) podem ser definidos separadamente por método de pagamento.

Captura de ecrã da funcionalidade desconto

Descontos, sobretaxas e condições

Sacos de compras

Existem quatro tipos de descontos ou sobretaxas:

  • Um montante fixo de desconto ou de sobretaxa
  • Um desconto ou sobretaxa em percentagem
  • Envio gratuito
  • Produtos de oferta

Pode adicionar uma ou várias condições para obter um desconto ou uma sobretaxa:

  • Quando encomenda um determinado número de produtos
  • Quando compra um produto específico
  • Quando se compra um determinado valor (= soma de todos os produtos sem descontos)
  • Quando o valor da compra é inferior a um determinado valor (= soma de todos os produtos sem descontos)
  • Ao introduzir um código de desconto (este código de desconto pode ser reutilizado)
  • Ao introduzir um código de desconto único (este código de desconto só pode ser usado uma vez por conta de cliente)
  • Ao encomendar produtos de uma categoria específica
  • Para clientes de um determinado grupo de clientes
  • Para uma segunda encomenda
  • A partir da segunda encomenda
  • Para o valor total de todas as encomendas
  • Ao escolher um determinado método de envio
  • Para um país de envio específico

Adicionar uma nova regra de desconto

  • Clique no botão Novo desconto / sobretaxa
  • Escolha o tipo de desconto
  • Adicione uma ou várias condições
  • Clique em Guardar

O botão Novo desconto / sobretaxa ficará oculto depois de adicionar três regras de desconto (veja abaixo).

Pode adicionar até três condições para cada desconto. Também pode adicionar o desconto ou a sobretaxa sem condições.

Atualizar e apagar uma regra de desconto Editar desconto Apagar desconto

Depois de as regras de desconto terem sido adicionadas, pode clicar nos ícones Atualizar e Eliminar para efetuar modificações.

Terá de confirmar se pretende eliminar uma regra de desconto. Não é possível anular a eliminação de uma regra de desconto. Terá de adicionar a regra de desconto novamente.

Coisas importantes a considerar ao utilizar descontos

Não adicione mais de três regras de desconto.

O módulo de descontos e sobretaxas tem muitas funcionalidades: utilize-o com cuidado. Se as suas regras de descontos e sobretaxas forem demasiado complexas, será confuso para os seus clientes e imprevisível o que acontecerá quando as regras e condições de desconto forem combinadas. O número de caminhos de teste torna-se demasiado grande, o que nos impossibilita de oferecer apoio técnico para combinações de mais de 3 regras de desconto.

  • Limite de suporte: 3 regras de desconto
  • Limite do sistema: 30 regras de desconto

De forma a não limitar os nossos clientes permitimos adicionar mais de 3 regras de desconto.
Adicione mais de 3 regras de desconto (o suporte técnico não cobre nesta situação)

Os descontos são automaticamente acumulados / combinados.

Tenha em atenção que os seus clientes podem receber vários descontos ao mesmo tempo.

Os descontos são aplicados apenas se todas as condições forem cumpridas.

Se der um desconto a clientes dos Países Baixos, este desconto só será visível quando o cliente tiver selecionado este país e não antes. Os códigos de desconto únicos só são aplicados quando o cliente tem sessão iniciada. Se não tiver sessão iniciada, o software não pode verificar se o código de desconto já foi utilizado.

Os descontos são calculados sobre o valor total do carrinho de compras.

A condição de desconto Se um determinado valor for comprado aplica-se ao valor total do carrinho de compras. Os descontos acumulados podem reduzir o valor total, mas a condição aplicar-se-á ao valor do carrinho de compras.

Descontos com a condição Para produtos de uma determinada categoria serão calculados sobre o valor total dos produtos desta categoria.

Os descontos e sobretaxas são aplicados sem uma ordem específica.

Desta forma, não se podem afetar uns aos outros. Isso também implica que uma regra de desconto que reduz o valor do pedido não terá efeito sobre outros descontos que dependem de uma condição de um determinado valor a ser comprado.

Para estas condições de desconto, um cliente precisa de uma conta (sem checkout de convidado):

  • Código de desconto único
  • Grupo de clientes
  • Montante total de todas as encomendas igual ou superior
  • Segunda encomenda
  • A partir da segunda encomenda

A conta do cliente é necessária para verificar se a condição foi cumprida.

Se os preços na loja forem IVA incluído, o desconto será calculado sobre o montante total de produtos com IVA incluído.

Se os preços na loja forem IVA excluído, o desconto será calculado sobre o valor total dos produtos IVA excluído.

Se a sua loja estiver disponível em várias moedas, o montante dos descontos e o montante das condições serão automaticamente calculados com base nas taxas de câmbio actuais.

As taxas de IVA podem ser definidas em Configurações > Mais opções > Facturas e impostos
As moedas podem ser definidas em Configurações > Mais opções > Idioma e moeda.

Os descontos e sobretaxas nos métodos de pagamento podem ser definidos em configurações de pagamento.

É possível que os seus clientes alterem o método de pagamento após a encomenda. Isto pode acontecer porque um determinado método de pagamento não funciona e o seu cliente quer escolher outro método de pagamento. Os custos de pagamento também têm de poder ser alterados, o que afecta o montante total da encomenda. A definição dos custos de pagamento não é possível com o módulo de desconto, porque as condições de desconto podem ter mudado entre o momento da encomenda e o momento da alteração do método de pagamento, levando a resultados inesperados.

Exemplos

Dar um desconto a partir de um determinado valor de compra

  • Seleccione Desconto de valor fixo / sobretaxa
  • Digite o valor do desconto
  • Clique no botão Nova condição
  • Seleccione Montante total da encomenda igual ou superior
  • Digite o valor mínimo de compra
  • Clique no botão Salvar

Desconto de valor fixo

Envio gratuito para encomendas a partir de 50 euros e em França

  • Seleccione Envio gratuito
  • Clique no botão Estado novo
  • Seleccione Quantidade total do produto igual ou superior
  • Especifique o valor mínimo de compra
  • Clique no botão Nova condição
  • Seleccione País de envio
  • Seleccione o país para o qual vai oferecer o envio gratuito
  • Clique no botão Salvar

Desconto de envio gratuito

Note que o preço no exemplo de 50 euros utiliza a moeda predefinida da loja, que pode ser definida em Línguas e moedas. O montante é o valor do carrinho de compras, isto é, a soma de todos os produtos. Não inclui descontos, sobretaxas, custos de envio, custos de pagamento, etc.

Note que o cliente só verá o desconto de envio gratuito depois de selecionar o país França. Todas as condições têm de ser cumpridas para que um desconto seja aplicado.

Desconto numa categoria

  • Selecione Porcentagem de desconto / sobretaxa e defina a porcentagem
  • Clique no botão Nova condição e escolha Categoria
  • Selecione a categoria desejada e clique no botão Salvar

Percentagem de desconto numa categoria

Desconto em alguns produtos

  • Crie uma nova categoria Categoria de desconto e torne-a invisível
  • Crie um novo desconto Porcentagem de desconto / sobretaxa e defina a porcentagem
  • Clique no botão Nova condição e escolha Categoria
  • Selecione Categoria de desconto e salve
  • Em gestão avançada de produtos, no separador Opções avançadas em Categoria 2 pode selecionar Categoria de desconto para adicionar produtos

Desconto em alguns produtos

Perguntas frequentes sobre descontos e sobretaxas

Os meus clientes não conseguem introduzir um código de desconto
Para utilizar um código de desconto único, o seu cliente deve primeiro iniciar sessão antes de poder introduzir o código de desconto. Caso contrário, não pode ser verificado se o código de desconto foi utilizado anteriormente. O procedimento de checkout não deve ser definido como "Convidado", caso contrário o cliente não pode iniciar sessão.
O código de desconto único não é aceite
Certifique-se de que o cliente tem sessão iniciada e que o código ainda não foi utilizado. Se outro código de desconto estiver ativo, o campo de entrada para um código de desconto já será apresentado no carrinho de compras. Nessa altura, o cliente ainda não tem sessão iniciada. Isto pode ser confuso, por isso não utilize uma combinação destes dois tipos de códigos de desconto.
O desconto numa categoria principal não funciona nas subcategorias
Os descontos numa categoria principal não se aplicam às suas subcategorias. Isto permite-lhe definir um desconto para a categoria principal e outro desconto para a subcategoria simultaneamente sem que os descontos se afectem mutuamente. Utilize o exemplo acima para adicionar produtos a uma categoria de desconto separada que inclui todos os produtos das categorias às quais pretende aplicar o desconto.
O desconto numa categoria é calculado várias vezes
Pode adicionar um produto a várias categorias. Se adicionar um produto várias vezes à mesma categoria, o desconto será calculado várias vezes.
O montante final da encomenda está incorreto
Normalmente, uma regra de desconto ou de sobretaxa está definida incorretamente. Faça exatamente a mesma encomenda de teste na sua loja e veja como os descontos são calculados. Verifique na interface de gestão de descontos qual a definição aplicável e corrija-a, se necessário. Depois, pode eliminar as suas encomendas de teste em Gestão > Encomendas.Evite estruturas de desconto complexas, de preferência não adicione mais de 3 regras de desconto. Isto evita que um desconto ou sobretaxa indesejados sejam adicionados a uma encomenda.
O desconto não é aplicado no checkout de Convidado
Para estas condições, o seu cliente precisa de uma Conta para determinar se a condição é cumprida:
- Ao introduzir um código de desconto único
- Para clientes de um determinado grupo de clientes
- Para descontos ou sobretaxas para a segunda encomenda- Para descontos ou sobretaxas a partir da segunda encomenda- Para descontos ou sobretaxas para o montante total de todas as encomendas (cartão de cupão)
O botão para adicionar um novo desconto desapareceu
Depois de adicionar três regras de desconto, o botão para adicionar uma nova regra de desconto desaparecerá automaticamente. Esta é uma medida de segurança: recomendamos que não complique demasiado a estrutura de descontos. Pode ainda adicionar mais de três regras de desconto se o desejar fazer, mas não oferecemos assistência técnica neste caso. Consulte as recomendações nas secções acima nesta página sobre como adicionar mais de três regras de desconto.
Os meus descontos deixaram de funcionar de repente
Verifique se o módulo está desativado. Em caso afirmativo, pode reativar o módulo para que os descontos voltem a funcionar. Não precisa de reconfigurar as suas regras de desconto.

Os descontos fazem parte da versão Business. Se a sua loja (temporariamente) fizer downgrade para outra versão, os descontos serão desactivados automaticamente. Isto também se aplica quando a sua loja é desactivada para a versão Free em caso de atraso de pagamento.

Proxima página: Registo e transferência de nomes de domínio

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